segunda-feira, maio 19, 2008

SECRETÁRIO SEM POSTURA NA PREFEITURA DE GOIANIA

Após briga com fiscal, titular da Sefur pode ter de entregar cargo

Iris Rezende chama Santana Pires para reunião no paço. Secretário diz agir contra ‘malandragens’

Goiânia, 19 de maio de 2008 - por Carlos Eduardo Reche para o jornal O POPULAR

O secretário de Fiscalização Urbana de Goiânia (Sefur), Santana Pires, pode ter de deixar o cargo hoje, apenas dez dias após nomeado. Depois de se envolver, sábado, em uma briga com servidores da pasta que acabou na delegacia, Pires foi chamado pelo prefeito Iris Rezende (PMDB) para uma reunião na manhã de hoje no Paço Municipal. Auxiliares que estiveram ontem com o prefeito dizem que ele está extremamente contrariado com o episódio e que a permanência do secretário no cargo é insustentável.

Comentário: E quando irá ficar indignado com as tramoias do seu secretário de Cultura?

Iris deve recomendar a Pires que peça para deixar a pasta. O secretário é acusado de desacato, agressão, abuso de poder e prevaricação. Em depoimento no 1º Distrito Policial de Goiânia, no sábado, o motorista de um veículo da Sefur, Márcio Magelo, confirmou a acusação de que, durante uma confusão entre feirantes e agentes da pasta, Pires deu um tapa no rosto do auxiliar de fiscalização Moacir Filho. Além de denunciar a suposta agressão, Filho afirma que o secretário usou reunião com camelôs da Rua 44, no Centro, para fazer política. Santana nega a agressão e diz ter salvo Moacir do linchamento, após feirantes terem descoberto o auxiliar infiltrado em reunião entre ele e a categoria.
Comentário: É prefeito, não será com o voto dos servidores da prefeitura que será reeleito. E por que? Nunca em toda a história de Goiânia, tantos desqualificados assumiram o comando de secretarias municipais e o resultado é evidente. Os servidores sabem e agora denunciam.
Gota d’água
O episódio é descrito no Paço como a gota d’água de uma sucessão de descontentamentos de Iris com o secretário no curto período que separa a escolha dele para a Sefur e a confusão do sábado.

Ontem, durante as atividades do programa Mutirão nos Bairros, na Região Leste, o prefeito recebeu do Gabinete Militar da Prefeitura um relatório completo, que encomendou pessoalmente, da briga entre o auxiliar e os fiscais. Mesmo antes de ler o relato, Iris manifestou espontaneamente sua contrariedade com o episódio a auxiliares mais próximos.

Pires disse ontem ao POPULAR que não pretende deixar o cargo. Ele afirmou esperar pelo “apoio do prefeito” contra os “excessos” e “malandragens” de fiscais do órgão que, segundo o secretário, “agem contra os pobres” _ em referência aos feirantes _ e agora estão tendo de “largar o pirulito”.
“Essa é uma ação de funcionários que não me querem na secretaria”, afirmou.
Comentário: Ai, coitado. Tão eficiente! Ainda acredita que pode fazer o que bem entender e se servir do público ao invés de servir ao público. Se atipa, infeliz!
Um dia antes da posse do novo auxiliar, Iris chegou a rever a nomeação do indicado. O prefeito se irritou com a decisão de Pires de revelar à imprensa o convite para que assumisse a Sefur. O peemedebista havia pedido discrição. Durante o processo de escolha, Iris também reclamou da pressão exercida por Pires, que é presidente do PRTB estadual, pela nomeação.

Caso confirme a demissão, Iris deve agir com cautela para evitar que o episódio comprometa a relação política com o PRTB. A pequena legenda, que não tem nenhum vereador, já anunciou o apoio à reeleição do prefeito e tem lideranças de bairros expressivas, que o prefeito pretende conservar ao seu lado.

Problema
A Sefur é considerada uma secretaria problemática. Desde que Iris assumiu, entre interinos e efetivos, oito auxiliares já comandaram a pasta. Primeiro a assumir o cargo como titular, Rannieri Lopes_ presidente do também nanico PTC _ deixou o cargo após envolvimento em irregularidades na concessão do alvará de um bar.

O suplente de vereador Luiz Teófilo (PMDB) foi o que teve a passagem mais longa: empossado em maio de 2006, deixou o cargo no mês passado para disputar vaga na Câmara de Goiânia.
Comentário: Em uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes, o nosso prefeito Iris, infelizmente, costuma selecionar os menos qualificados e mais chegados a se aproveitar do posto que assumem para o comando de secretarias. Um outro exemplo? O blog já postou as denúncias do jornal sobre o atual secretário de cultura, esse um sanguessuga de velha estirpe, e com ampla carreira no aproveitamento do erário em benefício próprio. Uso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, reformas de chacara usando servidores da Comurg e Parques e Jardins e por ai vai. Isso torna o cara um meliente? Nada, isso é a norma, é assim que agem os políticos da velha estirpe, mamam, alimentam suas crias e agregados, subornam, ameaçam, perseguem. CHEGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: