sexta-feira, outubro 20, 2006

MAS ATÉ O LIXO???

Uma carta postada na lista de discussão do Centro de Midia Independente - CMI - Goiânia demonstra o modo de agir do PMDB na administração de Goiânia. Até lixo é motivo para agirem na surdina.

Goiânia, 19/10/2006

Companheiros,
devido a situação que nos encontramos, fomos obrigados a provocar uma audiência pública com representantes dos órgãos dos munícipios (Fumdec, Comurg, Sme, Semma) e convidamos a DRT (Delegacia Regional do Trabalho) para nos assessorar nesta parte.

Devido a dificuldade que eles fizeram para não nos apresentar uma cópia deste projeto de coleta seletiva, achamos na obrigação de acionar a delegacia regional do trabalho devido eles querer eliminar os catadores, que é uma profissão reconhecida pela CBO e nós como catadores não devemos deixar que isto aconteça.

O resultado da audiência é que conseguimos paralizar o projeto da prefeitura e ficou criada uma comissão para elaborar o novo projeto de coleta seletiva com opinião dos catadores. Apesar de abrirmos a negociação, sabemos que a prefeitura ainda vai querer exigir o projeto dela, ligado as grandes empresas. por isso continuamos fazendo articulação nas bases para estarmos prontos para a ação direta.

A prefeitura de Goiânia (capital de Goiás) lançou um projeto de coleta seletivaexcluindo todos os catadores(as) de circular nas ruas e manipulando a comunidade para não deixar os materiais separados nas portas para não aumentar o número de catadores nas ruas. E a secretaria municipal de educação e a Semma (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e a FUMDEC ficarão responsáveis destes materiais. Se estas entidades resolverem vender os materiais terão o direito absoluto sobre estes materiais.

Destinarão estes mateirais para as empresas de reciclagem e para um galpão da prefeitura. O material estão sendo destinados para os caminhões da prefeitura. Com isto eles estão querendo nos eliminar do nosso trabalho de grande importância e de grande valor, mas não está sendo valorizado por estes governos capitalistas e se nós não unirmos as nossas forças, nós não teremos potencial para vencer a luta. Porque a batalha é grande e árdua.

Estamos cansados desta vida de amargura, ferro velho e prefeitura querendo nos dominar, levando fardo de 100 kg na paleta e o dotor com suas caneta com mais leis pra nos ferrar.
Nós estamos com a contra resposta, organizando uma mobilização que eles vão ter que nos engolir. As nossas reivindicações é:

1) centrais de triagem para as associações e cooperativas geridas pelos próprios catadores(as).
2) inclusão dos catadores(as) nos projetos sociais a nível estadual, municipal e nacional, via MNCR.
3) que a prefeitura fique responsável pela divulgação do projeto da coleta seletiva solidária e que os materiais sejam coletados pelos próprios
catadores(as) de materiais recicláveis.
4) termo de acordo de que a prefeitura não colocará nenhuma repressão ou proibição de circulação dos catadores(as) dentro do município.
5) que os caminhões que a prefeitura adquiriu para fazer a coleta seletiva seja destinada as associações e cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis.

"O que para nós catadores é o leite das crianças, para a prefeitura e as grandes empresas é lucro"
"O que será de nós se a prefeitura tomar de conta dos materiais recicláveis e destiná-los aos empresários?"


COLETA SELETIVA DA PREFEITURA É ROUBO, NÃO SEJA CUMPLICE!

Solicitamos uma reunião com todos os órgãos da prefeitura que está envolvidos nesse projeto, para saber o conteúdo e eles negarão o projeto para nós. Um dos diretor de limpeza urbana falou para nós que não tem projeto. Eles vão trabalhar neste projeto, mas ja fizeram a divulgação na mídia do lançamento do projeto e já compraram os caminhões.

Depois desta apresentação do projeto que sabemos que não tem nada a favor de nós catadores, vamos provocar uma audiência pública.

Estamos mobilizando todos os nossos companheiros, catadores e catadoras, para uma mobilização nas ruas, ação direta. Só com a união dos companheiros, lado a lado, dia a dia, sol a sol, chuva a chuva, unidos sempre.

Companheiros, estamos aqui fazendo uma vaquinha para conseguir arrecadar algum dinheiro para fazer a mobilização necessária pois sabemos que a luta devera resistir por um longo prazo. Por isso eu peço a compreensão de todos e nos ajude nessa luta.

Contamos com o apoio de todos os companheiros e que Deus abençoe a todos,
Iramar e-mail: goias@mncr.org.br
MNCR
PRESENTE, PRESENTE, PRESENTE
SEMRE, SEMPRE, SEMPRE.

Nenhum comentário: