terça-feira, janeiro 08, 2008

SUSPEITO DE NEPOTISMO, SECRETARIO DE GOVERNO? PODE?

O prefeito Pires mostra mais uma vez que escolhe os auxiliares a dedo. O mais novo cotado para SECRETARIA DE GOVERNO é reu de processo de improbidade administrativa e de quebra investigado por nepotismo. Belo curriculo, hem Prefeito? Goiânia MERECE!


PAÇO MUNICIPAL
Pedroso assume Secretaria de Governo
Carlos Eduardo Reche
Na quarta alteração na composição do primeiro time do Paço Municipal em pouco mais de três meses, o prefeito Iris Rezende (PMDB) convidou ontem o vereador Luciano Pedroso (PMDB) a assumir a Secretaria de Governo (Segov) no lugar de Jairo da Cunha Bastos, que ocupava interinamente o posto. O novo auxiliar, que toma posse na quinta-feira, é réu de processos na Justiça por peculato e improbidade administrativa.
Para a cadeira de Pedroso na Câmara de Goiânia vai Edson Vieira da Silva (PR), conhecido como Edson Automóveis. Ambos disputaram a eleição de 2004 pela coligação PSDB-PP-PPS, mas trocaram de partido. Pelo resultado da eleição, a vaga seria do pastor evangélico Abinair Vargas, mas ele abriu mão do mandato. Abinair é irmão do deputado estadual Samuel Almeida (PSDB), que teve denúncia de desvio de R$ 500 mil em salários de funcionários fantasmas da Assembléia Legislativa acatada em dezembro pelo Tribunal de Justiça.
Pedroso disse à reportagem que a participação no governo não inviabiliza seu projeto de reeleição. Mas o vereador corre o risco de ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, porque trocou o PPS – partido pelo qual se elegeu – pelo PMDB em setembro, em discordância com as novas regras de fidelidade partidária. Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu o dia 27 de março como data-limite para as trocas de partidos para pré-candidatos ao Legislativo.
Se mantiver a decisão de concorrer à reeleição, Pedroso terá de deixar a Segov no dia 4 de abril, menos de três meses após a posse. A legislação eleitoral prevê, para esses casos, a regra da desicompatibilização: para ter o direito de concorrer a mais quatro anos na Câmara, o vereador tem de deixar o cargo no Executivo seis meses antes do pleito. Interlocutores do vereador, no entanto, dizem que ele ainda não decidiu se concorrerá de fato à reeleição.
A escolha de Pedroso para o posto que era ocupado por Jairo ocorre exatos 20 dias após reportagem do POPULAR revelar nomeações de três parentes de vereadores para a Câmara Técnica de Planejamento do Plano Diretor. O ex-secretário, que é funcionário de carreira da Prefeitura, havia endossado tecnicamente as escolhas, mas o Ministério Público caracterizou a prática como nepotismo cruzado. O prefeito teve de recuar e demitir os parentes e cumprir a regra da proporcionalidade de nomeações de efetivos e comissionados nos 16 cargos do órgão.
Troca-trocaPedroso é o 11º auxiliar de primeiro escalão nomeado no Paço desde o fim de setembro, quando Iris deu posse a oito novos secretários e presidentes de órgãos como resultado da reforma na estrutura administrativa. Um deles foi o vereador Antônio Uchôa (PR), que menos de dez dias depois deixou a Secretaria de Obras alegando divergências com o suplente Mário Ghannam. As últimas nomeações foram de Euler Morais (PSC), na Secretaria de Turismo, e Dário Paiva Neto (PSL), na Assessoria Especial.
Em abril de 2006, o Ministério Público Estadual (MP-GO) abriu inquérito para investigar denúncia de contratação de 30 parentes na Câmara e no Estado. Contra Pedroso também pesa a acusação de peculato, apropriação de salários de servidores fantasmas. Em fevereiro de 2006, o vereador foi indiciado pela Polícia Civil pelo crime de peculato e improbidade administrativa. As investigações foram encaminhadas à Justiça.
Além de afirmar que deixou a vida pública para se dedicar ao trabalho da Assembléia de Deus do Setor Fama, onde é pastor, Abinair também atribuiu a decisão de abrir do mão do mandato ao curto período em que Pedroso deve ficar no cargo. Ainda que não concorra à reeleição, o vereador fica no posto até dezembro deste ano, quando termina o mandato de Iris. “Sou o próximo secretário de Governo, quem sabe o futuro também”, brincou, numa referência a um suposto segundo mandato do prefeito, que deve disputar a reeleição.
Pedroso esteve pela manhã com Iris para acertar os detalhes do ingresso do vereador na Segov. Do gabienete de Iris, no 5º andar do Paço, eles telefonaram para Abinair para falar da abertura da vaga na Câmara. O suplente agradeceu e comunicou que não aceitaria o posto. Logo em seguida, se encontrou com Edson Automóveis, na Assembléia de Deus da Fama, para informar-lhe da decisão.
Procurado pela reportagem para comentar a desistência de Abinair, Edson se mostrou surpreso. “Então está certo mesmo, é para logo?”, perguntou. “Que bênção, que maravilha isso”, disse, ao ser informado que Pedroso tomaria posse na quinta-feira. Ao falar sobre a troca do PSDB pelo PR, ele negou que sua ida para a Câmara tenha sido articulada pelo presidente regional republicano, deputado federal Sandro Mabel.
Fonte: Jornal O POPULAR 08/01/08

Nenhum comentário: